Quem adquiriu um Sony Xperia X1 sabe que, apesar do aparelho ser ótimo, com alguns pequenos ajustes e funcionalidades ele poderia ser excelente. Felizmente quando falamos em Windows Mobile há sempre a possibilidade de utilizar os chamados “hacks” – alterações realizadas no sistema operacional do aparelho (muitas vezes em seu registro) que permitem um funcionamento diferente do Windows Mobile.

Xperia & hacks

Xperia & hacks

Durante o período de testes do aparelho, em minhas “andanças pela web”, pude encontrar várias dicas, hacks e programas interessantes que melhoraram em muito a usabilidade do Xperia. Confira algumas delas e, como sempre, teste-as por sua conta e risco:

Na minha opinião, um dos grandes problemas do Xperia é não exibir o indicador de bateria, de modo que já fui pego de surpresa pelo sinal sonoro e os leds laterais piscando em vermelho, apontando para um desligamento iminente do aparelho. Para isso, um pequeno programa chamado VistaHide Battery Gauge cria uma pequena linha/barra colorida no topo da tela, mensurando o quanto de energia ainda está disponível. O aplicativo é freeware (gratuito) e está disponível no site Freeware PockePC.

Para os leigos que não querem se aventurar nos arquivos de registro do Windows Mobile, a solução mais simples é o uso de programas do tipo Tweak – que simplificam o processo de alteração dos registros através de uma interface amigável. O XperiaTweak (disponível para download em site próprio) permite que o usuário realize um grande número de mudanças no comportamento do aparelho de maneira prática, simplesmente marcando/desmarcando as opções de uma lista e rebootando o Xperia ao final delas.

O usuário pode alterar as funções dos botões do Xperia através das configurações do prórpio Windows Mobile. Contudo, o Tweak X1ButtonMapper (disponível nos fóruns XDA-Developers) permite alterações mais incisivas para os mesmos.

Possivelmente um dos primeiros Panels baixados por qualquer usuário para o Xperia é o Skype Panel – que habilita o famoso programa de VoIP no aparelho. Contudo, por padrão, o Skype no Windows Mobile só permite que o usuário fale em “modo viva-voz”, acabando com a privacidade das conversas. Um pequeno Tweak chamado MarceloFB’s Sound Output Switch (e disponível também nos fóruns XDA-Developers) alterna o modo de uso do aplicativo.

Há alguns desenvolvedores que criaram Panels “não-oficiais” para o Xperia. Um exemplo, é o Mole91′s YouTube Panel que habilita um painel na interface proprietária do Xperia para a visualização de vídeos no famoso site. O painel pode ser baixado dos fóruns XDA-Developers. Mas, se você não quer mais um painel para sua coleção,  possível instalar um aplicativo próprio para a visualização (YouTube App).

Um dos problemas dos painéis do Xperia (principalmente o multimídia) é que ele precisa estar ativo para funcionar (não roda em “background”). O aplicativo Pubba Panel Launcher disponível nos fóruns XDA-Developers, permite o uso dos painéis como aplicativos isolados.

E por falar em painéis, é possível criar seus próprios Xperia Panels utilizando a SDK da Sony. Mas, se você não é programador, o site MySonyEricsson Blog disponibilizou um Xperia Panel Creator que permite a criação de painéis simples para o aparelho.

Uma funcionalidade muito interessante existente no Samsung OMNIA é o mouse ótico que utiliza o touchpad do aparelho para mover um pequeno cursor pela tela. Embora o Xperia não o tenha nativo, é possível implementá-lo usando um programa chamado VirtuaMouse One-Hand, que pode ser encontrado por US$ 24,95 no site do fabricante – e pode ser testado gratuitamente por 30 dias.

Alguns aparelhos touchscreen “respondem” ao toque na tela de forma sutil através do vibracall – o chamado haptic feedback. O Snailslug’s TouchResponse é um pequeno programa que habilita este recurso no Xperia e pode ser baixado gratuitamente nos fóruns XDA-Developers.

Por fim, é possível aumentar a compatibilidade do Xperia com os programas no quesito resolução de tela: o Tweak WVGAFix 2 (no fórum XDA-Developers) permite que o usuário alterne entre os modos de resolução WVGA (800 x480 pixels) e VGA (640 x 480 pixels) a qualquer tempo.

E você? Tem alguma dica para o Xperia?